domingo, 30 de novembro de 2014

GATO QUE BRINCAS NA RUA



Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes,

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

Fernando Pessoa

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NÓS ANIMAIS


We Animals de autoria da fotojornalista Jo-Anne McArthur retrata a vida de animais em cativeiro, Jo-Anne fotografou estes animais em quintas de animais, indústrias e laboratórios de testes médicos, em todos estes locais os animais são explorados e abusados, em cada um, um olhar triste, em cada foto a miséria causada pelos humanos está expressa, nunca saem do mesmo sítio, a sua dor sente-se.

“Há animais cuja vida começa e acaba aí” Jo-Anne McArthur.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ÓSCAR, O DOM EXTRAORDINÁRIO DE UM GATO ÚNICO 🐈💕


Quando Óscar começou a viver no lar Steere House, em Rhode Island, ninguém lhe prestou especial atenção. Era um gato como os outros, gostava de sol, de uma boa soneca à janela, de se espreguiçar demoradamente. Não era muito simpático, pelo contrário, fugia de mimos e companhia. Mas nem sempre. Quando um dos residentes piorava, o gato começava a visitá-lo com mais frequência. Até ao dia em que suavemente subia para a cama dele, enroscava-se, e dali já não saía. Era o início da vigília, era um sinal do fim. Naqueles momentos Óscar parecia outro; criava uma ponte, abria os corações ao inevitável adeus. E depois, tão silenciosamente como tinha entrado, retirava-se de cena.

Óscar e David Dosa

Escrito por David Dosa, médico geriatria e professor na Universidade de Brown, que acreditava ser impossível um gato pressentir a morte, no entanto, tantas foram as ocasiões em que a impossibilidade se transformou em probabilidade que resolveu investigar o comportamento de Óscar.
Convencido, Dosa descreveu a habilidade do gato num artigo no prestigiado jornal científico "The New England Journal of Medicine", em 2007, e depois neste livro que vale mesmo a pena ler!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS


A Girafa Que Comia Estrelas de José Eduardo Agualusa, com ilustrações de Henrique Cayatte, é um livro infantil que conta a história de Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frase feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram?

sábado, 15 de novembro de 2014

O DONO JÁ VEM


Segundo António Gonçalves, em O Dono Já Vem, Deus criou o homem para que reinasse sobre os animais. Mas para que não ficasse apenas entre animais, criou os cães, de diversos tipos, para que o homem pudesse escolher o companheiro ideal. Todos eles eram bons e de tal modo que Ele disse: Vou fazer um cão superior, belo, forte, veloz e corajoso, atributos aliados à lealdade, à nobreza, à vigilância e à doçura. E com barro mole moldou o Seu cão ideal na forma do boxer, exceto no focinho, que como nos outros cães, era elegante e perfeito. Ao pô-lo a secar Deus disse: Este é de fato o cão perfeito! Ainda não completamente seco, ouviu, no entanto as palavras de Deus e cheio de orgulho disse para os outros cães: Eu sou o cão perfeito, porque ouvi isso de Deus. Admitam que sou melhor que vocês! Se os cães pequenos concordaram, os médios fingiram ignorar a afronta, já os grandes ficaram irritados, não fossem eles maiores e mais fortes que o boxer. E da irritação passaram à acção rindo do boxer pelo seu tamanho, ao que este respondeu lançando-se sobre o maior de todos. Esquecera-se, no entanto, que não estava completamente seco e o seu focinho, tão perfeito, ficou amassado, e a sua cara, outrora lisa, ficou toda enrugada. Então, Deus, que a tudo assistira, sorriu e disse-lhe: Porque és o Meu predileto, receberás como único castigo aquele que a ti próprio já infligiste: Terás de usar para sempre essa cara, que tu próprio hoje moldaste :)

sábado, 8 de novembro de 2014

O CÃO PASTOR


O Cão Pastor de Maria Alberta Menéres conta as peripécias de Tejo, que passa de cão abandonado a guardador de rebanhos. 
Pelo meio ficam mil e uma aventuras que, como qualquer aventura no campo, saltam de onde menos se espera: de uma enxurrada, após uma noite de temporal; de um armazém abandonado; de um rebanho de ovelhas assustadas; ou das saudades e ternura de tanta coisa acontecida entre a aflição e o espanto, entre a tristeza e a alegria...